![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAeipXeTCS1ZRWa1NeLsCEALXDIifwqI9EJIWyWirkqL_2IIWo2TbYworww8b6TWhSrOx4H05ak0kjGSe24u3AYSJr4t2E0tjRaMu0Yvmhd8SLP5jVIEFSzRk02xO7bqcd0wkBo7pz3Yg/s320/01_28032009.jpg)
A quiropraxia é uma alternativa terapêutica no tratamento de uma série de patologias que atualmente são tratadas apenas com drogas e cirurgias. Por se tratar de um método terapêutico que lida, compreende e respeita o relacionamento entre a coluna (cervical, torácica e lombar) e o sistema nervoso, a quiropraxia influencia de forma vital na manutenção da saúde geral das pessoas. A quiropraxia identifica e procura as causas mecânicas de doenças, onde há pinçamentos e compressões nervosas, causadas por vértebras rotadas ou bloqueadas ou mesmo por tensão muscular.
O princípio básico da quiropraxia é o da capacidade inata de cura. Uma definição desta "inteligência inata" é a habilidade biológica intrínseca que um organismo saudável tem de reagir fisiologicamente às mudanças do meio ambiente interno e externo. A inteligência inata controla os mecanismos homeostáticos do organismo e é a fonte da habilidade inata do organismo de iniciar o seu processo de cura quando na presença de uma doença ou traumatismo. Os ajustes ou manipulações feitos em um tratamento de quiropraxia visam remover a interferência na transmissão do impulso nervoso, que está impedindo o organismo de exercer 100% de sua capacidade inata de cura. Uma fixação ou subluxação vertebral de longo tempo, geralmente causará outras fixações ou subluxações compensatórias na coluna, visto que a pessoa, na tentativa de aliviar o problema, acaba sobrecarregando outras áreas quando tenta aliviar o peso da área afetada.
A espinha dorsal de uma pessoa, é feita de uma série de pequenos ossos móveis chamados de vértebras. Existem sete vértebras cervicais no pescoço, 12 vértebras torácicas, cinco vértebras lombares,3 vértebras sacras fusionadas e de 3 a 4 vértebras coccígea. Começando pela segunda vértebra cervical, existem pequenos discos cartilaginosos nos espaços intervertebrais. Estes discos protegem e amortecem as vértebras quando a pessoa se move. Cada vértebra interage com a vértebra adjacente através de pares de articulações facetadas, que são as grandes responsáveis pela flexibilidade da coluna. As vértebras da coluna vertebral ajudam a sustentar a cabeça e também servem como pontos de inserção dos músculos responsáveis pela locomoção.
Os movimentos básicos da coluna vertebral são extensão, flexão, flexão lateral e rotação. A vértebra também serve como proteção da medula, que passa pelo centro das vértebras que formam um canal, chamado de canal medular. Estas mesmas vértebras também protegem as raízes nervosas que partem da medula, passando pelos espaços intervertebrais. Estas raízes nervosas fazem a conexão entre o sistema nervoso central e os nervos periféricos. Os impulsos nervosos são enviados do cérebro, através da medula e passam pelas raízes nervosas, atingindo todo o organismo. Fazendo o trajeto inverso, os impulsos nervosos de várias partes do organismo chegam ao cérebro através dos nervos periféricos, raízes nervosas e medula espinhal. O sistema nervoso é o responsável pela iniciação e coordenação de todos os movimentos e pela integração de todas as atividades físicas exercidas pela pessoa. Ele também ajuda a pessoa na adaptação às mudanças climáticas, na digestão, nas respostas ao estresse e na sobrevivência em geral.
Existem varias articulações na coluna de uma pessoa, entre a base do cérebro, coluna e quadril. A manutenção de uma boa biomecânica da coluna é essencial para uma que as atividades do organismo se mantenham bem equilibradas.
Alguns problemas comuns nas pessoas, como a artrite, artrose e displasia coxofemoral respondem bem ao tratamento através da quiropraxia. Um grande número de problemas degenerativos locomotor pode ser tratado com sucesso através da quiropraxia isolada ou associada a outros métodos terapêuticos. Sempre que há perda de flexibilidade em qualquer parte do esqueleto, a pessoa altera a sua cinética alterando a distribuição de peso, na tentativa de poupar a área afetada e conseqüentemente, esta compensação causará estresse e danos em outras áreas. Isso é facilmente observado no peito, coluna e pescoço. Torcicolos ou dores cervicais freqüentemente ocorrem em pessoas que sofrem de displasia coxofemoral, artrite ou artrose e fraqueza dos membros posteriores. A quiropraxia melhora a flexibilidade e reduz a intensidade das dores, diminuindo a necessidade de drogas para dor.
A quiropraxia pode ser uma alternativa ao tratamento com drogas e cirurgias que se tornaram rotineiras em medicina tradicional nos dias de hoje. Hérnias de disco agudas podem ser aliviadas quando a quiropraxia é iniciada tão logo o problema seja diagnosticado. Outros problemas que respondem bem ao tratamento com quiropraxia incluem paralisia do nervo radial e "bambeira" (wobbler). Problemas gastrointestinais crônicos também respondem ao tratamento. A quiropraxia também é recomendada para animais que tenham sofrido qualquer traumatismo físico que tenha comprometido a mobilidade e flexibilidade.
Além de melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas de qualquer idade, são beneficiados por ajustes de coluna periódicos. Os tratamentos, quando efetuados regularmente aliviam muito nas pessoas que sofrem de displasia, espondilite, artrite e outros problemas ortopédicos, por manterem a movimentação e a estabilidade além de aliviar a dor. As articulações da coluna e dos membros vão perdendo sua flexibilidade quando a velhice chega, causando rigidez e o desconforto. Tratamentos regulares com quiropraxia ajudarão as pessoas a manterem mais ativos e confortáveis. Crianças também podem se beneficiar da quiropraxia para corrigir fixações e subluxações causadas pelas brincadeiras com animais ou por quedas, devido a sua pequena capacidade de coordenação motora. Acriança quando tratado preventivamente com quiropraxia terá menos incidência de problemas posteriores na coluna e nas articulações. Algumas etnias específicas sofrem maior incidência de problemas de coluna, hérnias de disco, artrite, artrose e displasia coxofemoral. Quando tratados regularmente e preventivamente com quiropraxia mostrarão uma incidência de problemas nessas áreas baixíssima, se comparadas as pessoas da mesma etnias, não tratados preventivamente.
A quiropraxia se baseia no princípio de que a saúde da coluna vertebral é vital para a manutenção da saúde global da pessoa, visto que todos os sistemas do organismo estão inter relacionados através do sistema nervoso. É necessário que haja um livre fluxo de impulsos nervosos do cérebro e da medula através da coluna e dos nervos periféricos, chegando a todas as células do corpo, para que haja a homeostasia, que é o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.
As manipulações e os ajustes feitos por um quiropraxista podem ser manuais ou com o auxílio de um instrumento chamado "ativador", aparelho de impulso da raiz nervosa. Um movimento rápido com as mãos ou com o ativador é o que basta para corrigir uma vértebra fixada ou subluxada. Após a coluna tem sido manipulada e ajustada corretamente, os membros serão examinados da mesma forma, procurando se áreas de tensão muscular, áreas mais frias ou mais quentes e checando se a mobilidade das articulações. A fisioterapia, que pode incluir aplicação de bolsas com gelo, calor local e massagens, também pode ser recomendada para ajudar na redução de dores, edemas e para auxiliar no processo de cura. Um programa de exercícios deve ser desenvolvido especificamente para que a pessoa em questão retorne a sua forma física de maneira adequada, minimizando o aparecimento de problemas posteriores.
Por - Edilton Mendes de Oliveira
Terapeuta Quiropraxista do Clube Power
Rua da união, Nº 210 - Centro
Telefone - 3621 5718
Obs: Por trás do Clube 2 de Janeiro.
Jacobina - BA